Além do presidente, Banco da Amazônia troca dois diretores

08/02/2013 - 20h18

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A reestruturação da cúpula do Banco da Amazônia (Basa) não se limitou à troca do presidente, que teve a exoneração a pedido publicada hoje (8) no Diário Oficial da União (link). Em nota oficial, o Ministério da Fazenda anunciou a substituição de dois diretores da instituição financeira.

José Roberto de Lima e Nilvo Reinaldo Fries assumirão a Diretoria Comercial e de Distribuição e a Diretoria de Análise e Reestruturação do Basa, respectivamente. Eles substituirão Gilvandro Negrão Silva e Eduardo José Lima Cunha.

O ex-presidente Abidias José de Sousa Júnior comandava o Basa desde abril de 2007. Ele será substituído por Valmir Pedro Rossi, gerente regional do Banco do Brasil para a América Latina. No comunicado, o ministério elogiou a gestão de quase cinco anos do ex-presidente. “Abidias Souza exerceu com êxito o importante papel de fomentar o crescimento econômico sustentável da região amazônica”, ressaltou a nota.

De acordo com o Ministério da Fazenda, tanto Abidias Sousa como os dois ex-diretores alegaram motivos pessoais para deixar os cargos. A posse de Rossi e dos dois diretores está marcada para o próximo dia 18 em Belém (PA), onde fica a sede do Banco da Amazônia.

O Basa é uma instituição financeira federal, que tem como objetivo promover o desenvolvimento da região amazônica. O banco opera o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e atende também com outras fontes de recursos como o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), o Fundo da Marinha Mercante, o Orçamento Geral da União e recursos próprios.

Edição: Fernando Fraga

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil