Haddad toma posse como prefeito de São Paulo e quer relação de alto padrão com vereadores

01/01/2013 - 17h15

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Fernando Haddad (PT) tomou posse na tarde de hoje (1º) como prefeito de São Paulo. Com plenário lotado, a cerimônia de posse ocorreu na Câmara Municipal, no centro da capital paulista. Também tomaram posse a vice-prefeita Nádia Campeão e 52 dos 55 vereadores que foram eleitos em outubro passado.

Haddad foi empossado oficialmente por volta das 16h, após ter acompanhado os juramentos dos 52 vereadores presentes à sessão solene de posse. Durante a cerimônia, o prefeito prestou um juramento e assinou o termo de compromisso de posse.

Em breve discurso, Haddad falou sobre o respeito que tem pelos membros da Câmara Municipal. "Quero saudar os vereadores que foram empossados nesta legislatura e, antes de mais nada, dizer do meu respeito ao Legislativo Municipal. Sou daqueles que entende que o Legislativo não é um obstáculo à vontade imperial do chefe do Executivo. Muito pelo contrário: é aquele Poder representativo da vontade popular e que legisla em nome de toda a população", disse o prefeito.

"Nós queremos manter com esta Casa o mais alto padrão de relacionamento e não falo apenas e exclusivamente com relação aos vereadores que vão compor a base do governo, mas a cada um e cada uma aqui representados", acrescentou Haddad.

No discurso, Haddad também disse querer colocar a cidade de São Paulo "no padrão de desenvolvimento à altura de sua história".

"Essa é uma terra de empreendedores. Nós devemos, Legislativo e Executivo, de mãos dadas, empreender pelo futuro de São Paulo", disse.

Haddad, a vice-prefeita e os vereadores foram empossados por Gilson Barreto, o segundo vereador eleito mais velho da Câmara Municipal. Barreto presidiu a sessão no lugar de Toninho Paiva, que está com problemas de saúde. Paiva terá 15 dias de prazo para assumir o cargo como vereador. Após a solenidade de posse foi aberta uma sessão plenária para eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o ano de 2013.

No entanto, prefeito e vice-prefeita não participaram da eleição, deixando o prédio para acompanhar a transmissão oficial do cargo e da posse do novo secretariado, que ocorrerá na prefeitura, também no centro da capital.

Pela Lei Orgânica do Município, no ato da posse os vereadores deverão fazer a declaração pública de seus bens, que vai ser publicada no Diário Oficial do Município no prazo máximo de 30 dias.

Edição: Carolina Pimentel