Declarações isoladas de Valério não têm significado do ponto de vista jurídico, diz Cardozo

12/12/2012 - 12h43

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (12) que as declarações atribuídas ao publicitário Marcos Valério e publicadas ontem (11) pelo jornal O Estado de S. Paulo, isoladamente, não têm qualquer significado do ponto de vista jurídico. Segundo ele, “desacompanhado de provas”, o depoimento não tem credibilidade.

"É uma peça produzida por uma pessoa que estava sendo processada e condenada num julgamento, feita visivelmente na tentativa de, ou tumultuar esse processo, ou negociar a redução de sua pena. Então, parece claro que, do ponto de vista jurídico, sozinho, esse depoimento não tem nenhum significado", disse, ao participar hoje do lançamento da Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam), no Palácio da Justiça.

O ministro chamou de “curiosa” a fase em que foram feitas as novas declarações, quando Marcos Valério já havia sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 40 anos de prisão pelos crimes de peculato, evasão de divisas, corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha na ação penal.

Cardozo admitiu, no entanto, que do ponto de vista político, as supostas declarações de Valério podem ser utilizadas por setores da oposição, "que até agora não têm um discurso claro em relação à proposta para o país".

“Serve como retórica política e eu acho que a oposição se apegará a isso para fazer uma caixa de ressonância”, disse.

O ministro da Justiça evitou comentar as declarações feitas ontem (11) por autoridades, como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que defendeu que o Ministério Público Federal (MPF) apure as declarações de Valério, e disse que possíveis desdobramentos devem ser decididos pelo próprio MPF.

“O que vai ser feito em relação a ele [depoimento] é uma decisão do Ministério Público. Ele dirá, no momento em que achar que deve, o que deve ser feito. Se será solicitada abertura de inquérito, se será feito arquivamento é uma decisão da PGR [Procuradoria-Geral da República], onde o depoimento foi prestado”, disse.

José Eduardo Cardozo reiterou sua confiança no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem à França, onde participa hoje, junto com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, do Fórum pelo Progresso Social - O Crescimento como Saída para a Crise, organizado pelo Instituto Lula e pela Fundação Jean Jaurès. [Linkar:], e disse não acreditar que ele esteja abalado.

“Com as inverdades colocadas contra ele, naturalmente, ele não deve estar abalado. Tenho certeza de que ele sabe que situações dessa natureza jamais farão com que os brasileiros deixem de reconhecer o importante papel na história que, como presidente da República, como lutador pela democracia, ele tem”, destacou.

De acordo com o jornal paulista, Valério disse em depoimento à Procuradoria-Geral da República (PGR), em setembro, que Lula sabia do esquema do mensalão e se beneficiou dele. Valério disse que Lula autorizou empréstimos bancários ao PT para viabilizar o esquema de pagamento de propinas a parlamentares, apurado na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

 

Edição: Lílian Beraldo // A matéria foi ampliada às 13h28