Estímulo ao etanol pode aliviar problemas de abastecimento de gasolina, diz sindicato

11/12/2012 - 11h34


Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Um estímulo à produção e ao consumo do etanol aliviaria os problemas enfrentados na distribuição de gasolina no país. A declaração é do presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Alisio Vaz. No final deste ano, vários estados brasileiros tiveram problemas no abastecimento de gasolina.

Houve restrições na venda de combustíveis para os postos em alguns locais, o que levou à falta de gasolina nessas áreas. No Amapá, segundo o Sindicom, chegou a haver uma falta generalizada do combustível. No Rio de Janeiro, depois de problemas com as refinarias de Manguinhos, que foi fechada, e Duque de Caxias (Reduc), que teve que parar para manutenção, os postos estão enfrentando problemas para comprar gasolina.

Segundo o Sindicom, para que o etanol seja atrativo para o consumidor, precisa custar até 70% da gasolina. Desde 2010, o preço do etanol não tem sido competitivo na maior parte do país. Com isso, o consumidor tem usado mais a gasolina para abastecer o veículo. “Certamente se o etanol voltar, isso pode gerar alívio no estresse vivenciado na distribuição de derivados de petróleo”, disse o presidente Alisio Vaz.

Edição: Juliana Andrade