Mantega anuncia hoje novidades em programa de investimento para 2013

05/12/2012 - 13h59

Daniel Lima e Danilo Macedo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília- A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (5), em evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, irá anunciar novidades sobre o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) em 2013. As mudanças serão detalhadas pelo ministro, às 16h30, como parte de uma série de inciativas do governo para melhorar o desempenho da economia, conforme informou o Ministério da Fazenda.

“Vamos assegurar que o sistema atual seja muito efetivo. Ampliaremos os recursos para mais de R$ 80 bilhões. Ao mesmo tempo, estamos buscando fazer o PSI direto e isso o ministro irá anunciar a tarde no horizonte para 2013”, disse a presidenta.

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou o fraco desempenho da economia brasileira no terceiro trimestre, quando foi registrado crescimento de apenas 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em comparação ao trimestre anterior.

Ontem (4), o ministro da Fazenda admitiu o baixo crescimento econômicos em 2012 e anunciou que, além dos incentivos à construção civil, com a desoneração da folha de pagamento do setor, o governo pretende lançar um novo pacote para estimular os investimentos.

O PSI é administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e foi criado para, entre outras objetivos, estimular a produção, aquisição e exportação de bens de capital e a inovação tecnológica. Em agosto, o governo prorrogou o PSI até o final deste ano.

 

Edição: Carolina Pimentel