Unasul aprova declaração de apoio às negociações de paz entre o governo da Colômbia e as Farc

30/11/2012 - 22h10

Monica Yanakiew
Correspondente da EBC na Argentina

 

Lima – Por iniciativa do Brasil, os presidentes da União de Países Sul-Americanos (Unasul), reunidos em Lima, aprovaram hoje (30) uma declaração de apoio às negociações de paz, entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) – grupo guerrilheiro em atividade há mais de 30 anos. A declaração foi um dos temas tratados na sexta cúpula do bloco integrado por 12 países da América do Sul.

O vice-presidente Michel Temer, que representou o Brasil na reunião, disse que o encontro também serviu para promover a paz na região. Os presidentes do Peru, Ollanta Humala, e do Chile, Sebastián Piñera, aproveitaram a ocasião para falar da disputa da fronteira marítima entre os dois países, que será decidida a partir da próxima semana pela Corte Internacional de Haia. Os dois presidentes disseram que vão acatar a decisão do tribunal.

Rafael Correa, presidente do Equador, propôs criar um Tribunal Penal da América do Sul. Segundo Temer, se a proposta de Correa for aceita, o órgão funcionaria como uma corte de primeira instância. “Os países que quiserem poderiam ainda recorrer à Corte Internacional de Haia”, disse após o encontro.

Na reunião, os países também decidiram explorar e mapear os recursos naturais da região e fomentar a inclusão social. No total, foram aprovadas, durante a cúpula da Unasul, 16 declarações.

 

Edição: Aécio Amado