Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os fiscais federais agropecuários decidiram manter a greve e recusaram a proposta do governo de reajuste de 15,8%. A decisão foi tomada após a assembleia que ocorreu hoje (27). Em nota, o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) informou que “apesar de verem avanço na oferta de ser adotada a remuneração na forma de subsídio, que corrige a atual situação de pagamento por salário e gratificações, a regra de entrada para o novo sistema foi considerada insatisfatória”.
Com a decisão, a greve iniciada dia 6 de agosto continua. No entanto, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os fiscais federais foram obrigados a retomar às atividades nos portos, aeroportos, fronteiras e estabelecimentos de abate, além de 70% de profissionais em outras áreas.
A assembleia convocada pelo Anffa Sindical em todos estados e no Distrito Federal para votar a proposta do governo teve a presença de 1.728 fiscais. Segundo o próprio sindicato, dos presentes, 904 votaram contra a oferta do governo e 761 a favor. Durante a assembleia, 63 fiscais se abstiveram.
Os fiscais federais agropecuários atuam na fiscalização, em todo o território nacional, na segurança sanitária de plantações e rebanhos, na inspeção e certificação sanitária de produtos de origem animal e vegetal – nacionais e importados – consumidos pela população e também na exportação des produtos agropecuários brasileiros.
Edição: Fábio Massalli
Agentes da Polícia Rodoviária Federal tendem a recusar proposta do governo, diz sindicato
Fim da greve na UnB não afeta mobilização em outras universidades federais, diz Andes-SN
UnB pode levar até o final de 2013 para normalizar calendário pós-greve
Impasse entre governo e servidores federais deve continuar até amanhã
Corte de ponto dos servidores em greve poderá ser revisto, diz secretário
Justiça gaúcha cassa liminar que proibia corte de salário de policiais federais em greve
Estudantes e professores fazem ato no Maracanã em apoio à greve dos servidores