Aeroporto de Congonhas suspende pouso e decolagem por 42 minutos devido a fortes chuvas

17/07/2012 - 18h05

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A chuva que atinge a cidade de São Paulo na tarde de hoje (17) causou a suspensão das operações de pouso e decolagem no Aeroporto de Congonhas por 42 minutos. O aeroporto ficou fechado das 14h48 até as 15h30, quando passou a operar por instrumentos. A interrupção foi necessária para que técnicos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) fizessem uma vistoria para avaliar a condição da pista. Às 15h50, Congonhas já operava visualmente.

De acordo com a Infraero, a movimentação de passageiros no saguão é considerada normal. No momento, estão atrasados quatro voos (2,5% dos previstos para partirem de16 horas às 17 horas). No total, desde a abertura do aeroporto, às 6 horas, 14 voos atrasaram (15,7% do total).

A chuva também fez com que a prefeitura decretasse estado de atenção em toda a cidade de São Paulo às 15 horas. Às 15h55, todas as áreas voltaram ao estado de observação, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. Imagens de radar mostram que a chuva persiste apenas nas zonas norte e leste da cidade e se desloca para os municípios vizinhos de Diadema, São Caetano do Sul, Santo André e Mauá.

Segundo o CGE, áreas de instabilidades que provocam chuvas no interior do estado podem se deslocar para a capital no período da noite, com intensidade leve à moderada.

Edição: Carolina Pimentel