Mantega diz que país está começando novo ciclo de forte expansão econômica

04/07/2012 - 23h25

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (4) que o país está iniciando um novo ciclo de crescimento, semelhante ao de 2010. “Ousaria dizer que estamos prestes a começar um novo ciclo de expansão forte da economia brasileira. As mudanças estruturais já estão acontecendo e produzem frutos que serão colhidos em breve”, declarou para uma plateia de empresários ao discursar em cerimônia de premiação promovida pela revista Exame.

Segundo o ministro, o cenário se tornou propício à expansão econômica devido a “mais importante reforma estrutural feita nos últimos anos e cujos efeitos ainda serão sentidos em sua plenitude”. De acordo com Mantega, o país desfruta de um novo equilíbrio macroeconômico, “representado por juros reais, bem mais baixos, política fiscal sólida, combinada com uma política de maior competitividade do real”.

A queda nos juros incentiva, segundo o ministro, os investimentos e o empreendedorismo, ao diminuir o custo do crédito para as empresas e desencorajar a especulação financeira. “Os recursos disponíveis na economia, em vez de ficarem em ativos financeiros lastreando a dívida pública, serão mais direcionados para abrir fábricas ou financiar novos empreendimentos por meio do mercado de capitais”, destacou.

Para Mantega a competitividade das empresas brasileiras também é beneficiada pela recente desvalorização da moeda nacional em relação ao dólar. “A taxa de câmbio mais ajustada à realidade do país reduz todos os custos em moeda estrangeira e eleva a competitividade do produto nacional”.

 

Edição: Aécio Amado