Serviço Florestal Brasileiro destina 200 mil hectares para produção sustentavél de madeira

18/04/2012 - 20h47

Da Agência Brasil

Brasília – O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) vai abrir licitação para exploração de 197,6 mil hectares de Floresta Amazônica. Dois editais serão publicados objetivando a produção de madeira e de produtos não madeireiros de forma legal e sustentável na Amazônia.

No primeiro edital, 111,3 mil hectares da Floresta Nacional (Flona) de Jacundá, em Rondônia, serão divididos em uma unidade de 55 mil hectares, outra de 32,7 mil hectares e uma de 23,6 mil hectares. O segundo é destinado ao manejo de 86,3 mil hectares na Flona Saracá-Taquera, no norte do Pará, em uma unidade de 59,4 mil hectares e outra de 26,9 mil hectares.

Para participar das licitações, os candidatos devem apresentar um valor maior que o definido pela SFB para o metro cúbico de madeira. Na Flona de Jacundá, esse valor é R$ 56,94 por metro cúbico e na Flona Saracá-Taquera, R$ 53,27. Os candidatos têm que apresentar também uma proposta técnica que contenha, entre os indicadores, o número de empregos a serem gerados, o grau de processamento local do produto e o aproveitamento de resíduos florestais.

Os editais trazem ainda informações sobre condições de logística para o escoamento da madeira, volumetria das espécies encontradas na região, indicadores eliminatórios, classificatórios e bonificadores para a concessão. Os editais podem ser consultados até o dia 11 de junho de 2012 no site do SFB.

Edição: Lana Cristina