Impacto da vacinação contra HPV é tema de simpósio em São Paulo

03/04/2012 - 6h54

Da Agência Brasil

São Paulo - Representantes do Brasil, dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Austrália discutem hoje (3), em São Paulo, o impacto da vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV, a sigla em inglês) em seus países. O Simpósio Internacional de HPV, que será realizado das 8h às 13h, é promovido pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Participam do encontro, no anfiteatro do hospital, o médico americano Darron Brown, da Universidade de Yale, e a médica britânica Margaret Stanley, de Cambridge. O Brasil será representado pelo médico Humberto Fregnani, do Hospital do Câncer de Barretos (SP), que mostrará os resultados da aplicação da vacina em um grupo de mulheres do município.
 

O HPV é um vírus da família Papilomaviridae, capaz de provocar lesões de pele ou mucosa. Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV. Eles são classificados como de baixo risco de câncer e de alto risco de câncer. Somente os de alto risco estão relacionados a tumores malignos.

Edição: Graça Adjuto