Atendimento em única UPA do Distrito Federal começa a ser retomado

19/03/2012 - 12h10

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Profissionais de saúde da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da região administrativa de Samambaia voltaram a atender pacientes depois que o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) suspendeu a interdição ética no local.

O atendimento na unidade estava comprometido desde o dia 13 de fevereiro. O CRM-DF havia impedido os médicos de atenderem no local, alegando falta de condições mínimas para o exercício da medicina.

De acordo com o conselho, a suspensão da interdição foi determinada depois que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal adotou medidas, como a ampliação do quadro de médicos no local.

Outro fator determinante, de acordo com a assessoria de imprensa do conselho, foi a reabertura da clínica médica e da pediatria do Hospital Regional de Samambaia (HRSAM). Antes, apenas a UPA fazia esse tipo de atendimento na região, o que sobrecarregava a unidade.

Na manhã de hoje (19), quatro profissionais da UPA de Samambaia atendem na clínica médica, mas não há pediatras disponíveis. O local recebe apenas pacientes com clasificação de risco amarelo ou vermelho – de média e alta gravidade. Quuem não se encaixar nesses casos deve procurar o posto ou centro de saúde mais próximo ou um hospital regional.

A unidade de Samambaia é a única UPA a funcionar em todo o Distrito Federal, apesar da promessa do governo de inaugurar 14, no total, ao longo de 2011.

Edição: Graça Adjuto