Divulgada a lista de vencedores da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática

01/03/2012 - 18h28

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram os nomes dos estudantes ganhadores e das escolas premiadas na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2011), dirigida a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos estudantes das três séries do ensino médio.

Receberão medalhas 3,2 mil alunos (500 de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze) e outros 30 mil serão contemplados com menção honrosa. Além deles, 131 professores serão premiados devido ao desempenho dos alunos. A olimpíada também reconhece a atuação de 117 escolas e 60 secretarias de Educação. Mais de 18,5 milhões de estudantes de 44,6 mil escolas participaram da competição.

Para o diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, a grande participação e a escolha de escolas de diversas partes do país mostram “que a qualidade do ensino está sendo levada para o interior” e que a iniciativa é “uma bola dentro” dos dois ministérios.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lembrou que “a olimpíada descobre talentos e abre caminhos” e os premiados “têm passaporte carimbado” para participar, no futuro, do Programa Ciência sem Fronteiras. “Essa olimpíada não é só um concurso, mas um processo de identificação e encaminhamento de talentos”, observou o Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

As inscrições para a Obmep 2012 já estão abertas no site   www.obmep.org.br e devem ser feitas até o dia 30 de março. No mesmo endereço eletrônico, estão os nomes dos premiados na Obmep 2011.

Edição: Lana Cristina