Depois de fortes chuvas, Inmet prevê dia de sol forte em Minas Gerais

24/01/2012 - 11h46

Da Agência Brasil

Brasília - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para hoje (24) sol forte em todas as regiões mineiras devido a uma massa de ar quente sobre o Sudeste. Pancadas de chuva devem ocorrer no fim do dia no leste, sul e oeste de Minas Gerais.

Em algumas localidades a chuva já dá trégua há mais de uma semana. Em Belo Horizonte, por exemplo, o Inmet informou que não chove desde o dia 15. Porém, a Defesa Civil confirmou ontem (23) a morte da 18ª vítima dos temporais no estado. A senhora de 74 anos morava às margens do Córrego Bambus, em Santo Antônio do Rio Abaixo, na região central do estado.

De acordo com os agentes da Defesa Civil, a mulher foi surpreendida pela súbita elevação do nível da água e foi arrastada pela água do córrego. Ela estava desaparecida desde o dia 30 de dezembro de 2011. O corpo foi encontrado na margem do Rio Santo Antônio, na cidade de Ferros.

Pelos dados da Defesa Civil, 19.311 casas foram danificadas em Minas Gerais e 915 destruídas, deixando 68.277 pessoas desalojadas. Um homem arrastado pelas correntezas em União de Minas, triângulo mineiro, está desaparecido desde o dia 2 deste mês. No total, mais de 3,4 milhões de pessoas foram afetadas.

O estado de Minas Gerais sofre com chuvas desde outubro do ano passado. Nesse período, 246 municípios foram afetados, dos quais 196 decretaram situação de emergência e 50 fizeram notificação preliminar de desastre (conhecida como Nopred).

Edição: Talita Cavalcante