Blecaute deixa 1 milhão de pessoas sem luz na região metropolitana do Rio de Janeiro

24/01/2012 - 20h10

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O apagão que atingiu os municípios da região metropolitana do Rio pela manhã foi provocado por uma poda de árvores na estação de Furnas Centrais Elétricas, em Rio Claro, no sul fluminense, por volta das 10h40. Com o blecaute, mais de 1 milhão de pessoas ficaram sem luz nas áreas das concessionárias Light e Ampla.

A falta de energia elétrica que ocorreu em diversas localidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro na manhã de hoje (24) afetou cerca de 840 mil clientes da distribuidora Light, de acordo com a própria empresa. Ainda de acordo com a concessionária, o fornecimento foi reestabelecido por volta de 12h.

Em nota, a estatal informou que o desligamento de duas linhas de transmissão em Rio Claro, no Sul Fluminense, ocorreu durante serviço de poda de árvores no entorno da companhia. Na ocasião foram provocados dois curtos-circuitos na torre que alimenta a energia que é distribuída na Baixada Fluminense. A empresa informou ainda que o fornecimento de energia foi gradativamente restabelecido.

Durante o blecaute a circulação de trens e metrô foi prejudicada. De acordo com a assessoria de imprensa da MetrôRio, entre 10h34 e 11h29 todas as estações da linha 2 do sistema ficaram fechadas. A linha 1 funcionou normalmente. Já a SuperVia, que opera o sistema de trens informou que as 12h45 registrou problema no fornecimento de energia na estação de São Francisco Xavier, onde uma composição não pode prosseguir viagem e os passageiros tiveram que desembarcar na plataforma.

A Ampla, distribuidora de energia elétrica que atende a Baixada Fluminense informou que os moradores de Saracuruna, Campos Elíseos, Jardim Primavera, Figueira, Mauá e Parque Pinheiro, no município de Duque de Caxias foram afetados com a falta de energia. Ao todo 100 mil pessoas ficaram sem luz com o blecaute na cidade. Por volta de 11h36 a energia foi restabelecida, segundo a concessionária que atende a 66 municípios do estado. O falta de energia atingiu apenas Duque de Caxias.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também publicou nota informando que as 10h40 ocorreu o desligamento automático das linhas de transmissão de Furnas, afetando 1.450 Megawatts (MW) de carga, envolvendo as regiões da Ilha do Governador e da zona norte (capital) e da Baixada Fluminense. A empresa informou ainda que agentes envolvidos das concessionárias, de Furnas e da ONS estão providenciando a identificação das causas e análise da ocorrência.

Em nota, o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Antenor Barros Leal, classifica como "inadmissível o blecaute que atingiu o Rio e o Grande Rio e "incentiva os comerciantes que tiveram prejuízos com o apagão a buscarem seus direitos".

"É inaceitável que algo tão simples [a pode de árvores] tenha provocado um desalento desses. Há uma relação de causa e efeito, isso é um prejuízo causado a quem compra ou presta um serviço e tem a responsabilidade da qualidade do mesmo. Os prejudicados tem que buscar seus direitos em relação à empresa que causou esse dissabor", disse Barros Leal.

A Petrobras disse que a queda de energia elétrica não interrompeu o funcionamento da Refinaria Duque de Caxias (Reduc). Ainda de acordo com a empresa, no momento, os setores afetados da refinaria funcionaram por meio de geradores de energia.


Edição: Rivadavia Severo