Bancos de leite e de sangue fazem alerta para baixa nos estoques; doações caem no fim do ano

28/12/2011 - 10h16

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Secretaria de Saúde de São Paulo fez um alerta para que as mães em período de amamentação não deixem de doar leite neste final de ano. Os estoques, utilizados para alimentar bebês prematuros internados, chegam a cair até 50% nesta época em razão das festas e das férias.

No banco de leite da maternidade estadual Leonor Mendes de Barros, por exemplo, o consumo médio de leite materno é 140 litros por mês. Entretanto, até a semana passada as doações não chegaram a 60 litros.

O alimento, rico em nutrientes, é considerado fundamental para que as crianças prematuras se desenvolvam e ganhem resistência a doenças. Normalmente, mães de bebês internados não conseguem produzir leite em quantidade suficiente pela falta de estímulo, já que a criança não tem condições de sugar. Fatores emocionais decorrentes da internação também comprometem a produção do leite.

Qualquer mulher que tem sobra de leite pode colaborar com o banco de leite mais próximo. A doadora deve estar saudável e não pode estar utilizando nenhum tipo de medicamento. A doação evita o empedramento das mamas e auxilia na recuperação da forma física. A lista completa de bancos de leite pode ser consultada no site http://www.redeblh.fiocruz.br, por meio do link: Encontre o BLH mais próximo de você.

No caso das doações de sangue, o apelo da Fundação Hemocentro de Brasília é que pessoas com sangue tipo O negativo compareçam com urgência aos bancos. Os estoques desse tipo sanguíneo, que pode ser utilizado em qualquer paciente, já estão baixos no Distrito Federal. A situação, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF, pode ser agravada com as festas de fim de ano e com as férias.

O doador deve ter entre 16 anos e 67 anos; pesar acima de 50 quilos; ter boa saúde; estar alimentado (evitando apenas alimentos gordurosos); e portar documento de identificação oficial com foto e dentro do prazo de validade, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por entidade de classe.

Edição: Andréa Quintiere