Minas tem 52 municípios atingidos pela chuva, 14 em situação de emergência

16/12/2011 - 11h13

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Boletim divulgado hoje (16) pela Defesa Civil de Minas Gerais indica que 52 municípios já foram atingidos pelas fortes chuvas registradas no estado – 14 deles decretaram situação de emergência.

Na capital, Belo Horizonte, foram identificados diversos pontos de alagamento e inundações. Os bairros mais atingidos são 1º de Maio, Prado, Guarani e Gutierrez, com interdição das avenidas Cristiano Machado e Francisco Sá.

Na cidade de Contagem, as principais ocorrências foram registradas nos bairros Centro, Nacional, Ressaca e Nova Contagem – a maioria relacionada a deslizamentos, desabamentos de muros e desabamentos parciais de residências. Seis famílias estão desalojadas.

Em Ouro Preto, foi registrada a queda parcial de uma residência na área urbana, que soterrou parcialmente uma criança de 2 anos. A vítima foi socorrida por familiares e não sofreu ferimentos. Três famílias estão desabrigadas e oito desalojadas.

Na última terça-feira (13), o corpo de uma mulher de 27 anos foi localizado no leito do Rio Doce, em Governador Valadares. Ela estava desaparecida desde o dia 19 de novembro, depois que uma forte chuva atingiu o município.

A Defesa Civil de MG alertou que a frente fria que chegou ontem (15) à região pode provocar chuvas de até 140mm, aumentando os riscos de deslizamentos de terra e alagamentos.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o tempo segue chuvoso na maior parte do estado. A previsão, para os próximos cinco dias, é de volume acentuado de chuva no centro, sul, oeste e leste de Minas e também na região da Zona da Mata.

Edição: Graça Adjuto