Japão aprova terceiro orçamento extra para reconstrução do país

21/11/2011 - 7h01

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Parlamento do Japão aprovou hoje (21) o terceiro orçamento extra, no valor de US$ 157 milhões, para a reconstrução das áreas afetadas pelo terremoto e tsunami – de 11 de março deste ano. A região mais atingida foi o Nordeste do país, na área em volta da cidade de Fukushima. Cidades inteiras foram esvaziadas e oito meses após os acidentes naturais, muitas pessoas ainda não retornaram às suas casas.

Em maio e julho, foram aprovados dois orçamentos extras. Para financiar o orçamento, o governo japonês emitirá títulos no valor de 110 bilhões de euros. Para pagar os juros dos títulos sem causar prejuízos fiscais ao Japão, o Executivo estuda o aumento de impostos, a venda de ativos de estatais e cortes de despesas públicas.

O governo japonês informou que os recursos serão aplicados na reconstrução de cerca de 300 mil casas, que ficaram destruídas depois do terremoto e do tsunami, e no apoio aos pequenos empresários, principalmente os agricultores e pescadores.

Para enfrentar os problemas causados pelos vazamentos e pelas explosões da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, as autoridades reservaram uma parte do orçamento extra. Em decorrência dos acidentes nucleares, moradores foram retirados das áreas de risco e a produção de alimentos foi suspensa na região.

Uma comissão de peritos sugeriu ao governo que parte dos recursos extras seja usada na descontaminação do solo na área em volta de Fukushima e na instalação de sistemas de monitoramento de radioatividade na região.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Japão, NHK, e agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto