Concessionárias de rodovias de São Paulo se preparam para aumento do tráfego na volta do feriado; tempo será chuvoso

15/11/2011 - 13h40

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Ecovias, empresa concessionária responsável por operar o Sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a capital ao litoral, implantou há pouco mais de duas horas a Operação Subida, para que o tráfego da volta do feriado não congestione. De acordo com a Ecovias, foram destinadas oito pistas no sentido capital. Apenas duas estão operando no sentido litoral. A estimativa é que faltam 81 mil carros para retornar à capital. Há pontos de neblina e chuva no percurso.

Pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes, que dá acesso ao interior passando por Itupeva, Campinas e Limeira, trafegaram, entre meia-noite de sexta-feira e 7h de hoje (15), 689 mil veículos entre a saída da capital e a chegada. Neste período, foram registrados 98 acidentes, com 52 feridos. De acordo com a concessionária Autoban, chove em todo o trecho da rodovia, mas não há congestionamento e o tráfego é normal. A estimativa da concessionária é a de que o pico de trânsito se dê durante toda a tarde até as 21h.

Na Dutra, que dá acesso ao Vale do Paraíba e ao Rio de Janeiro, chove em todo o trecho, mas o tráfego é normal no momento. Segundo a Nova Dutra, que administra o sistema, a expectativa é a de que o tráfego aumente no período da tarde. Para a chegada a São Paulo, o movimento deve começar a ser intenso a partir das 16h até às 20h, com 2.200 veículos por hora. Já para o sentido do Rio de Janeiro, o tráfego começa a aumentar às 14h até às 20h, com 4 mil veículos por hora.

De acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências da capital paulista, o feriado começou com tempo fechado, chuvoso e temperaturas na casa dos 17 graus Celsius (ºC) no início da manhã. As máximas para hoje não passam de 21 ºC. Ao longo do dia, as áreas de instabilidade que se deslocam do interior em direção à faixa leste do estado provocarão elevados volumes de chuva até o fim do dia, variando de leves a moderadas.

O feriado vai terminar com chuva e leve declínio das temperaturas. As imagens de satélite mostram o ramo estacionário de uma frente fria atuando no Oceano, bem distante de São Paulo. Segundo o CGE, a quarta-feira (16) começa com tempo fechado e chuvoso, com a temperatura oscilando em torno dos 15 ºC. A máxima não deve passar dos 20ºC, mesmo com a presença do Sol entre nuvens. No decorrer do dia, as condições do tempo melhoram gradativamente e não há previsão de chuvas significativas.

Em toda a cidade, há três pontos de alagamento, mas todos transitáveis. Um deles está no Butantã, zona oeste, um em São Mateus, zona leste, e o outro no centro. A cidade está em estado de observação, quando não há mudanças significativas no tempo.

Edição: Lana Cristina