TRE-RJ vai recadastrar eleitores com dificuldade de locomoção

24/10/2011 - 5h46

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com o objetivo de incentivar o alistamento e a transferência de eleitores portadores de deficiência visual e com dificuldade de locomoção para as seções eleitorais especiais, em locais de fácil acesso, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) lança hoje (24) a campanha Acessibilidade – Uma Questão de Cidadania.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, disse que o direito de ir e vir tem que ser visto em seu sentido amplo, abrangendo aqueles que por algum motivo não podem exercer esse direito de forma plena, por serem portadores de necessidade especial.

A intenção do TRE-RJ é que os eleitores com dificuldade de locomoção se cadastrem para votar em uma seção de fácil acesso, sem obstáculos ou escadas, nos locais mais próximos de sua residência.

“Para isso, é necessário que os eleitores idosos ou portadores de necessidades especiais compareçam aos cartórios, munidos de documento oficial com foto, um comprovante de residência e o título de eleitor", informa o tribunal.

O prazo para o alistamento e a transferência para as próximas eleições termina no dia 9 de maio de 2012, mas a Justiça do Rio já está alertando os eleitores para que procurem o quanto antes o cartório, a fim de evitar filas.

Edição: Graça Adjuto