Frente fria que vem do oceano traz chuvas e ventos fortes ao Rio; casa com família inteira desaba

11/10/2011 - 16h26

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O temporal e os fortes ventos que atingiram o Rio no final da madrugada de hoje (11) provocaram o desabamento de uma casa na zona oeste da cidade, onde dormiam pai, mãe e sete filhos. Cinco pessoas ficaram feridas. Na região, casas foram destelhadas, árvores caíram e vários bairros ficaram sem luz.

A Defesa Civil do município recebeu 35 chamados. De acordo com o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, as ações que vêm sendo implementadas pela prefeitura para evitar inundações, deslizamentos de encostas e desabamentos de casas, mostraram que a cidade está mais preparada para enfrentar os problemas causados pelas chuvas fortes.

“Hoje, o Rio de Janeiro têm melhores condições de enfrentar uma tempestade ou um evento meteorológico adverso. O treinamento de todos os órgãos da prefeitura tem efeito na melhoria da resposta na prontidão operacional. Isso mostra que estamos avançando, nós estamos evoluindo”, destacou.

Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva ficou abaixo do necessário para que o sistema de alarme instalado em 56 comunidades que ficam em áreas de risco fosse acionado.

A Light, concessionária de distribuição de energia no Rio, informou, em nota, que a falta de energia em vários bairros da cidade foi consequência da queda de galhos de árvores na fiação e que equipes estão nas ruas trabalhando para restabelecer a luz.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o tempo ruim no Rio de Janeiro deve-se à passagem de uma frente fria pelo oceano. Há previsão de mais chuva para as próximas horas.

Edição: Lana Cristina