Banco Mundial pede mais financiamento e parcerias eficazes para reduzir desigualdades de gênero

18/09/2011 - 22h06

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Banco Mundial (Bird) cobrou maior participação da comunidade internacional no combate às desigualdades de gênero. O órgão reconheceu a importância de políticas internas adotadas pelos países, mas avaliou que a comunidade internacional pode desempenhar um papel mais decisivo nesses esforços.

Um relatório divulgado pelo Bird aponta que o crescimento econômico tem provocado mudanças positivas, mas que hiatos como o excesso de mortes de meninas e mulheres e o acesso desigual das mulheres a oportunidades econômicas permanecem, mesmo em países ricos.

O documento cita a necessidade de uma ação nova ou adicional em frentes múltiplas – algum tipo de combinação que inclua maior financiamento, esforços coordenados para promover inovação e aprendizagem e parcerias mais eficazes.

“O financiamento deve ser direcionado especialmente para ajudar os países mais pobres a reduzir o excesso de mortes de meninas e mulheres [por meio de investimentos em água potável e serviços de saúde materna] e hiatos de gênero em educação”, destacou o Bird.

As parcerias, de acordo com o relatório, devem ir além de governos e órgãos de desenvolvimento e incluir o setor privado, organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas em países ricos e em desenvolvimento.

O órgão ressaltou que é preciso maior apoio também para melhorar a disponibilidade de dados sobre gênero e promover avaliações sistemáticas de mecanismos para melhorar o acesso de mulheres a mercados, serviços e à Justiça.

Edição: Lílian Beraldo