Filho de Khadafi diz que luta vai até o fim e vê vitória próxima

01/09/2011 - 8h07

Da BBC Brasil

Brasília - Saif Al Islam, filho e apontado como sucessor do líder líbio Muammar Khadafi,  disse nessa quarta-feira (31) à noite que a luta no país vai continuar e que os aliados de seu pai vão retomar em breve a capital, Trípoli. A mensagem de áudio foi transmitida pela TV Al Ray, com sede na Síria. Saif disse que estava em Trípoli e garantiu que Khadafi passa bem.

O comunicado de Saif Al Islam foi ao ar minutos após seu irmão Saadi Khadafi ter dito à rede de TV árabe Al Arabiya que havia sido oficialmente nomeado para negociar com as forças que lutam contra o regime de seu pai.

O Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, comandado pela oposição ao regime de Khadafi, deu anteontem (30) um ultimato para que o coronel e seus familiares se entreguem até sábado (3). Os militares da oposição disseram que estão próximos a Sirte, cidade natal do coronel, para cercá-la. O local é um dos poucos que ainda está sobre controle das forças leais ao líder líbio.

Em sua mensagem, Saif alertou a respeito de um possível ataque contra Sirte, dizendo que há 20 mil pessoas armadas na cidade e dispostas a defendê-la. "Quero deixar claro que nossos irmãos líbios estão por toda a parte", disse Said. "Em breve, vamos até a Praça Verde para saudá-los, se Deus quiser."

A Praça Verde, no centro de Trípoli, foi rebatizado de Praça dos Mártires, logo depois que os homens da oposição entraram na capital na semana passada. "A resistência continua e a vitória está próxima", disse Said.

De acordo com a emissora Al Arabiya, Saadi – que não costuma ser considerado  porta-voz do regime – disse que seu pai está disposto a entregar o poder ao CNT e fez um apelo por negociações, para acabar com o banho de sangue na Líbia.

"Até onde sei, não vou me armar contra qualquer líbio. E peço que baixem suas armas", disse Saadi à TV, informando que ainda estava na Líbia. A mulher e três filhos de Khadafi fugiram para a vizinha Argélia. "Se a minha rendição colocar fim ao banho de sangue, estou pronto para fazer isso. Mas não represento apenas a minha pessoa. E, para obter uma resolução pacífica, devemos sentar e negociar."

Mehdi Harati, um dos líderes do Conselho de Transição, confirmou o contato de Saadi. "Ele está relutante. Mas se estiver realmente disposto a se render, estará seguro", disse Harati.