Tombini diz que Brasil fez o dever de casa e que está preparado para enfrentar crise

11/08/2011 - 23h09

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Durante evento promovido pela revista IstoÉ Dinheiro, que premia as melhores empresas do país, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, voltou a dizer que o Brasil “fez o dever de casa” para conter a crise econômica mundial.

“O Brasil está preparado, fez o dever de casa. Nós, do Banco Central, junto ao governo, adotamos uma política ampla e consistente para trazer a inflação de volta ao controle”, disse Tombini, ressaltando que o objetivo do governo, de inflação de 4,5% para o consumidor, será atingido em 2012.

Segundo Tombini, apesar de algumas medidas que foram tomadas pelo governo e pelo BC tenham sofrido muitas críticas, “elas deram segurança e segurança num momento em que estamos diante de uma possibilidade de agravamento da crise internacional”. Para ele, o Brasil tem respondido “com qualidade” a esse período que chamou "de grande desafio" na economia mundial.

“O importante, nesse momento, é manter a rigidez fiscal, que tem ajudado no controle da inflação e no trabalho do Banco Central e que tem diferenciado o país das outras economias”.

Por meio de uma mensagem gravada e transmitida aos empresários presentes ao evento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, também adotou o mesmo discurso. Na mensagem, Mantega assegurou que “o Brasil está muito bem preparado para enfrentar os problemas que podem advir dos países avançados”.

“Não vamos deixar a crise externa derrubar nossa economia, reduzir nossos empregos e tudo o que construímos nesses anos de luta. O governo está preparado para tomar todas as medidas necessárias para garantir a manutenção dos investimentos, do crédito e dos empregos dos brasileiros”, disse Mantega.
 

 

Edição: Rivadavia Severo