Advogado da Anhanguera disse que morte de três operários em canteiro da empresa foi "fatalidade"

22/07/2011 - 18h40

Da Agência Brasil

Brasília - O advogado Otávio Carneiro, da Construtora Anhanguera, disse que o deslizamento de terra que matou ontem (21) três operários em um canteiro de obras da empresa foi uma fatalidade. “Eu não acredito que o acidente poderia ter sido evitado. Eu acredito, piamente, que foi uma fatalidade”. Os operários foram soterrados quando trabalhavam na obra de ampliação do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

O advogado disse que o solo da capital do país é instável. “Em conversa com agrônomos da cidade, eles disseram que a consistência do terreno de Brasília, especialmente naquela região, é muito variada. Então não dá para dizer que aqui está ocorrendo um desmoronamento ou não, só com um exame visual”, explicou o advogado.

A Anhanguera assegura que a obra sempre teve o acompanhamento de engenheiros e técnicos de segurança, tanto da construtora quanto da Universidade de Brasília (UnB). “A obra estava 100% segura. A informação que eu tenho é a de que, no exato momento em que houve o desabamento, eles [os operários] estavam colocando as escoras para evitar que desabasse”, explicou o advogado. Ele disse ainda que a construtora não reconhece omissão, descuido ou falha no sistema de segurança.

A construtora garantiu que prestará o apoio necessário às famílias dos trabalhadores mortos. “Cinco pessoas da empresa estão em contato direto com as famílias e um psicólogo vai acompanhá-las para dar suporte. Independentemente disso, tem a questão do seguro, que será acionado para os respectivos beneficiários”, explicou Carneiro.

Edição: Vinicius Doria