Gramado central da Esplanada poderá ter estacionamento subterrâneo até a Copa de 2014

13/07/2011 - 14h57

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Até o início da Copa do Mundo de 2014, a Esplanada dos Ministérios do Distrito Federal poderá ter um estacionamento subterrâneo que abrangerá todo o gramado central entre a rodoviária e o Congresso Nacional. A obra foi discutida hoje (13) pelos presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

O governador informou que, até setembro, deve ser lançado o edital para que tenha início o processo de construção do estacionamento, que contaria também com estabelecimentos comerciais específicos. O objetivo, segundo ele, é integrar todos os ministérios da Esplanada e o Congresso nesse local e usar transportes públicos para facilitar o trânsito.

Agnelo Queiroz disse que a ideia é desestimular o transporte individual, uma vez que o estacionamento subterrâneo estaria integrado a transportes coletivos como o metrô, o veículo leve sobre trilhos (VLT) e os transportes rodoviários. Por outro lado, ele também destacou que todo projeto será executado por parceria público-privada (PPP), sem qualquer aporte do governo federal ou do governo do Distrito Federal. Ele acrescentou que a empresa responsável pela obra poderá explorar o estacionamento pago.

Sobre as obras no Estádio Mané Garrinha para a Copa do Mundo de 2014, Agnelo disse que 33% delas estão concluídas e que o local será “um espaço multiuso, um centro esportivo, cultural e comercial para Brasília, o que é uma necessidade hoje. Será o único estádio com certificação platinum no mundo, ou seja, uma ecoarena, o que nenhum estádio do mundo tem”.

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 15h19 para correção de informação