Operação contra o crack recolhe quase 70 usuários na zona norte do Rio

03/06/2011 - 15h55

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal e equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social recolheram hoje (3) 69 usuários de crack, sendo 16 crianças e adolescentes e 53 adultos, na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro. Essa foi a primeira operação de combate ao consumo e à venda da droga após a decisão conjunta do Ministério Público do estado e da prefeitura do Rio que garante a internação para tratamento médico dos menores dependentes químicos acolhidos, mesmo contra a própria vontade ou a da família.

Os jovens foram encaminhados para abrigos municipais. Se a dependência for diagnosticada, eles só receberão alta médica depois de livres do vício. Já os adultos seguiram para a 21ª Delegacia de Bonsucesso, onde serão identificados e haverá uma consulta para verificar possíveis pendências com a Justiça.

O secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, destacou a importância da intervenção do Poder Público. “Nós fizemos, de janeiro para cá, uma série de operações nas cracolândias. Tivemos quase 200 acolhimentos. Temos crianças e adolescentes que foram acolhidas três, quatros vezes no mesmo lugar. Então a gente percebe que a criança não tem condição, ela até pode querer, mas a droga é mais forte que ela. Como a família é quase sempre ausente, é fundamental a intervenção do Poder Público”, explicou.

Bethlem disse ainda que até o final do mês, o número de vagas nas clínicas de recuperação da prefeitura passará de 60 para 145. De acordo com o secretário, no início da operação, houve resistência por parte dos traficantes do local, que atiraram duas granadas antes da entrada das equipes. No entanto, ninguém ficou ferido.

“A operação foi positiva em vários aspectos, como o trabalho em conjunto das forças de segurança pública. Segundo, o fato de nós termos já recolhido menos pessoas do que da outra vez e menos ainda da primeira vez. Ou seja, está diminuindo o número de pessoas que permanecem nestas cracolândias”, disse Bethlem.

A operação no Jacarezinho começou por volta das 7h30. Foram apreendidas dezenas de facas e cachimbos para o consumo da droga. Ao todo, 37 profissionais de assistência social, 30 policiais militares, três agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e 12 guardas municipais participaram da ação.

 

Edição: Lílian Beraldo