Khadafi reaparece e volta a prometer vitória, “no curto ou no longo prazo”

22/03/2011 - 23h45

Da BBC Brasil


Brasília - O líder líbio, Muammar Khadafi, fez sua primeira aparição em público desde o início da ofensiva ocidental no país e prometeu, mais uma vez, derrotar as tropas da coalizão estrangeira.

“No curto prazo, venceremos. No longo prazo, venceremos”, disse Khadafi, em uma suposta aparição ao vivo na TV estatal do país, feita em Bab Al Aziziya, local próximo a Trípoli que foi bombardeado recentemente pelas tropas estrangeiras. “Seremos vitoriosos no final.”

As tropas de Khadafi continuam em confronto com os rebeldes do país, enquanto uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, pela França e Grã-Bretanha, autorizada pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), atacam alvos do governo na Líbia.

Em discurso de três minutos, feito de uma sacada diante de um grupo de simpatizantes, Khadafi disse que a “mais poderosa defesa aérea” de seu país “é o povo”. “Aqui está o povo. Khadafi está no meio do povo. Esta é a defesa aérea.”

O líder líbio se disse vítima de uma “nova cruzada” lançada “contra o Islã”.“Todos os exércitos islâmicos devem tomar parte na batalha. Seremos vitoriosos no final”, afirmou.