Papa pede que autoridades permitam que população líbia receba ajuda humanitária

20/03/2011 - 13h07

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília - O papa Bento 16 pediu hoje (20) que as autoridades líbias e estrangeiras permitam a entrada da ajuda humanitária na Líbia no momento em que a coalizão internacional lança mísseis sobre o país. O papa disse estar “preocupado” e “temeroso” com a situação e solicitou orações aos católicos. Desde o início dos confrontos na Líbia há mais de um mês, mais de mil pessoas morreram e várias deixaram o país.

O apelo de Bento 16 ocorreu na Praça São Pedro, no Vaticano, no fim do dia após a cerimônia do Angelus – que para os católicos, é o momento em que Nossa Senhora é levada, depois de morta, pelos anjos aos céus.

“Dirijo um premente apelo a todos aqueles que têm responsabilidades politicas e militares para que tenham a peito, antes de mais nada, a incolumidade e a segurança dos cidadãos e garantam o acesso aos socorros humanitários”, afirmou.

Antes, Bento 16 desabafou: “Sigo com grande apreensão os últimos eventos [na Líbia], rezo por aqueles que se encontram envolvidos na dramática situação daquele país”, disse.“Peço a Deus que um horizonte de paz e de concórdia surja o mais depressa possível sobre a Líbia e sobre a inteira Região Norte africana”, completou.

 

Edição: Aécio Amado