Obama diz que sua mãe jamais imaginaria que sua primeira visita ao Brasil seria como presidente dos EUA

20/03/2011 - 16h24

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Em português, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou hoje (20) o povo brasileiro no início do seu pronunciamento para uma plateia de mais de 2 mil convidados, no Theatro Municipal, “Alô, Cidade Maravilhosa, obrigado a todo o povo brasileiro”, arrancando aplausos dos presentes. Em seguida, disse que compreendia o esforço dos presentes porque no momento em que discursava havia o jogo do Vasco com o Botafogo.

Obama afirmou saber da “paixão do brasileiro” pelo futebol. Bem-humorado, o presidente lembrou do valor afetivo da sua viagem ao Brasil. Lembrou que sua mãe se apaixonou pelo Brasil ao assistir o filme Orfeu no Carnaval, filmado no Morro do Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio, e que foi peça teatral encenada no próprio Theatro Municipal.

“Nunca minha mãe imaginaria que minha primeira visita ao Brasil seria como presidente dos Estados Unidos”, afirmou Obama. “Também nunca imaginaria que este país é mais bonito ainda. Vocês são um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, disse ele, citando o “verde” e o “mar”.

Pela manhã, Obama pretendia visitar o Cristo Redentor. Mas informações, não confirmadas oficialmente, indicam que ele adiou o passeio para o fim da tarde porque estava coordenando uma reunião vinculada ao Conselho de Segurança das Nações Unidas. O assunto em discussão na reunião foi o agravamento da crise na Líbia.

Para acompanhar o discurso de Obama no Theatro Municipal foram convidados cerca de 2,5 mil pessoas. A lista inclui políticos, artistas, futebolistas e empresários, como Eike Batista, Pelé , Alcione, Martinho da Vila, Lázaro Ramos, Gilberto Gil e Thaís Araújo.

O Theatro Municipal foi inaugurado em 1909, mas recentemente passou por uma revitalização, em 2007. Foram três anos de obras que custaram R$ 65 milhões. Localizado na Cinelândia, na região central do Rio, o prédio reúne obras de arte de artistas consagrados, como Eliseu Visconti.
 

*Colaborou Vitor Abdala

 

Edição: Aécio Amado