Moradora espera que visita de Obama atraia mais investimentos públicos para a Cidade de Deus

20/03/2011 - 17h50

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um cartaz pequeno e simples exibido por uma criança, com a inscrição “bem-vindo” em letra infantil, de quem ainda nem tem muita firmeza nas mãos, deu as boas-vindas ao presidente norte-americano, Barack Obama, que visitou na manhã de hoje (20) a favela Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro. Os moradores da comunidade acompanharam toda a movimentação da comitiva presidencial em clima de entusiasmo.

Mesmo em meio ao forte aparto de segurança, que contou até com a presença de tanques do Exército e atiradores de elite posicionados no alto de construções inacabadas, a população fez o que pôde para ver a família Obama. Muita gente se equilibrou nas sacadas e lajes de casas próximas à quadra da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), onde o presidente participou de uma programação cultural.

A visita não durou mais do que 30 minutos, mas, segundo a cobradora de ônibus Rosângela Guimarães, moradora da Cidade de Deus, foi suficiente para entrar para a história da comunidade.

“Foi muito rápido, seria melhor se fosse em um palanque. Mas foi muito emocionante ter um homem da importância dele, negro, que venceu o preconceito, na nossa comunidade. Ele é um exemplo e a presença dele vai ser sempre especial para nós”, afirmou.

A estudante Milena Aparecida, de 12 anos, também disse que ficou feliz em ver o presidente de perto. Ela foi convidada por “alguém da Casa Branca” para sentar entre Obama e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, durante o evento.

“Alguém da Casa Branca me perguntou se eu queria sentar lá, eu perguntei ao meu professor e disse que sim. Foi muito legal”, comemorou.

A aposentada Regina Rodrigues, de 54 anos, que acordou às 6h para garantir um bom lugar para ver o presidente dos Estados Unidos, espera que a visita chame a atenção das autoridades e resulte em mais investimentos públicos.

“É um momento histórico porque todo o mundo está de olho da Cidade de Deus. Tomara que esse novo olhar sobre a nossa comunidade ajude a melhorar a urbanização e a oferta de educação para nossas crianças”, disse.

A comitiva de Barack Obama chegou à Cidade de Deus por volta das 11h20, em mais de dez carros. Ela foi recebida pela população, que gritava o nome do presidente. Acompanhado da primeira-dama Michelle e das filhas Malia e Sasha, ele assistiu na quadra da Fundação de Apoio à Infância e Adolescência (FIA) a uma apresentação, por crianças e adolescentes da comunidade, de percussão e de capoeira. Logo que chegou, Obama cumprimentou moradores que o aguardavam no local.

Durante as apresentações, Obama e Michele sorriram e conversaram. Por diversas vezes, eles marcaram o ritmo mexendo a cabeça, batendo palmas e os pés no chão. Na saída, o chefe de Estado surpreendeu a população e ensaiou embaixadinhas com alunos de um projeto social.

Em seguida, antes de entrar no carro e deixar o local, distribuiu sorrisos e acenou para a população.

Alexander Rodrigues, de 10 anos, aluno da escolinha de futebol da comunidade, disse que gostou do esforço do presidente, mas garantiu jogar melhor. “Ele dominou e fez uma embaixadinha. Ele se esforçou, mas eu jogo melhor, claro”, brincou.

Edição: Juliana Andrade