Morador de Cidade de Deus que pintou painéis para visita de Obama diz que se sente orgulhoso

20/03/2011 - 16h03

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Depois de 19 horas de trabalho ininterrupto, o grafiteiro Daniel Martinelli, de 23 anos, morador da Cidade de Deus, ficou orgulhoso do resultado de seu esforço. Ele recebeu ontem (19), do Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, a missão de pintar 15 painéis com imagens sobre o Brasil, para serem expostos durante a visita do presidente norte-americano Barack Obama à comunidade, na manhã de hoje (20).

Segundo Martinelli, todas as nove obras – alguns painéis foram agrupados – foram compradas por um participante do evento, que pediu para não ser identificado. Entre as imagens estão o Cristo Redentor, principal cartão-postal do Rio de Janeiro, os Arcos da Lapa, o calçadão de Copacabana e uma favela com vista para o Cristo.

“Estou muito feliz, não tenho palavras para descrever o que estou sentindo”, disse. O jovem também produziu uma pintura em casca de palmeira para ser enviada a Obama. Ele escreveu um bilhete para o chefe de Estado.

É para ele guardar como lembrança de sua visita ao Brasil. Usei a casca da palmeira porque um amigo me contou que essa árvore não existe em Washington”, disse, sem saber quando a obra chegará às mãos do presidente norte-americano.

Daniel Martinelli, que começou a pintar com 10 anos, ganhou da Casa Branca uma agenda. As obras dele foram expostas na quadra da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), onde a família Obama participou de uma programação cultural, com apresentações de percussão e de capoeira.

Edição: Juliana Andrade