Venda de motocicletas no mercado interno cai 16,6% em novembro

10/12/2009 - 15h49

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A venda demotocicletas no mercado interno caiu 16,6% em novembro, de acordo combalanço divulgado hoje (10), pela Associação Brasileira dosFabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas eSimilares (Abraciclo). Na comparação com com o mesmo período doano passado, no entanto, as vendas aumentaram 12,1%. Segundoa Abraciclo, foi o segundo mês consecutivo de queda, já que emoutubro houve diminuição de 2% ante o mês anterior. Nos últimos12 meses, o setor registra retração de 31,1%. As exportaçõestiveram alta de 12,8% sobre outubro, mas, comparadas a novembro doano passado, houve queda de 41,4%. No acumulado do ano, as perdaschegaram a 56,1%.Para o presidente da Abraciclo, Paulo ShuitiTakeuchi, a queda nas vendas está diretamente ligada à dificuldadede obtenção de crédito direto ao consumidor, o que levou essamodalidade, que em 2008 representou cerca de 60% das vendas, para opatamar de 45% em 2009. “A redução da oferta de créditoocorreu porque, depois da crise, houve maior seletividade e rigorpara aprovação de cadastro. Antes também tínhamos prazos maisalongados para pagar as parcelas e hoje isso está restrito a nomáximo 48 meses, além da exigência de uma parcela de entrada”,explicou.Takeushi estima que o setor feche o ano com aprodução de 1,490 milhão de motocicletas, 30% a menos do que em2008, quando o total foi de 2,126 milhões de unidades. Em termos devendas, a Abraciclo deve registrar queda de 17%, com acomercialização de 1,56 milhão de motocicletas contra o total de1,879 milhão em 2008. As exportações devem totalizar 55 milunidades, 58% a menos do que em 2008, quando foram exportadas 137 milunidades.Para 2010, Takeushi espera a retomada do crescimentodo setor, impulsionado por um aumento de 15% nas vendas, com 1,8milhão de motocicletas comercializadas. “A previsão é termos umcenário econômico favorável para o ano que vem, influenciado pelaCopa do Mundo, pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento[PAC], pelo aumento do consumo, do emprego e da renda, alémdo fato de o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadasde 2016.” Para tentar incrementar o mercado, a Abracicloestá em negociação com os bancos privados e públicos para obterlinhas especiais de financiamento. “Estamos conversandoprincipalmente com os bancos públicos para ver se conseguimos umrecurso específico para que possamos alavancar o setor de duasrodas. Esperamos ter uma resposta positiva em breve”, disse.