Governo do Pará diz vai agir com firmeza contra ações do MST

06/11/2009 - 18h25

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Agovernadora do Pará, Ana Júlia Carepa, disse hoje (6) que aspolícias do estado vão cumprir a lei e “agir comfirmeza” contra invasões e destruições defazendas realizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra(MST) na região de Eldorado dos Carajás, tradicionalpalco de conflitos fundiários.

Estasemana, o MST invadiu duas fazendas no Pará - uma em Sapucaia eoutra em Eldorado dos Carajás. Os manifestantes sãoacusados de destruir casas, instalações e atésementes.

Ana Júliadeslocou o comando da Polícia Militar e da Polícia Civil para o município, no sudoeste doestado. Há ordem de prisão para líderes do MST.

Ana Júlia afirmou que em suagestão o estado cumpriu 93 das 173 reintegraçõesde posse pendentes em todo o Pará. Segundo a governadora, nãohá registro de mortes nas reintegrações feitasdurante seu governo.

De acordocom o comandante da PM, coronel Luiz DárioTeixeira, uma rodovia estadual que havia sido obstruída pormanifestantes foi liberada e a polícia está negociandoa liberação de outra estrada, em um trecho próximoao município de Sapucaia.

Ana Júliacriticou as declarações da União DemocráticaRuralista (UDR), que ameaça entrar com uma açãocivil para responsabilizar a governadora pela destruiçãode casas e tratores nas fazendas Maria Bonita e Rio Vermelho.