Falta de revisão cadastral pode suspender 1,5 milhão de beneficiários do Bolsa Família

09/10/2009 - 19h49

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Cerca de1,5 milhão de beneficiários do Bolsa Famíliapodem ter o pagamento suspenso a partir de novembro caso nãoapresentem dados para revisão cadastral do programa. De acordocom o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), dos cerca de 3 milhõesde beneficiários que deveriam se recadastrar este ano, até setembro 1,7 milhão foram às prefeituras. O prazo termina em31 de outubro.

Osbeneficiários do Bolsa Família são recadastradosa cada dois anos, ou seja, em 2009, apenas parte dos cerca de 12milhões de famílias precisam atualizar os dados. Parasaber se precisa revisar as informações este ano, obeneficiário deve checar seu extrato de pagamento, onde o MDSincluiu avisos sobre a revisão de cadastro.

Quemtiver o benefício bloqueado em novembro terá queprocurar a prefeitura e solicitar a atualização de seusdados para que o pagamento seja liberado, desde que mantidos oscritérios de participação no programa. Quem nãoatualizar os dados até janeiro de 2010 terá o benefíciocancelado.

Para as prefeituras, termina dia 31 o prazo para verificar a renda de cerca de 600 mil famíliasque apresentaram dados diferentes no cruzamento com a RelaçãoAnual de Informações Sociais (Rais) de 2007, doMinistério do Trabalho, e as inconsistências apontadas emauditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).