Crise mundial leva Apex-Brasil a replanejar projetos na área de tecnologia da informação

09/09/2009 - 18h14

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - AAgência Brasileira de Promoção àsExportações (Apex-Brasil) espera finalizar nos próximosdois meses a reestruturação dos três projetossetoriais na área de tecnologia da informação(TI), com objetivo de ampliar as exportações do setor.O gestor de projetos da Apex, André Limp, disse hoje (9) àAgência Brasil que os projetos estão sendoreformulados e vêm sofrendo um processo de análise ourevalidação das estratégias para 2010, em funçãoda crise financeira mundial.

“Éum replanejamento estratégico importante para que o setor seadapte melhor aos efeitos positivos e negativos da crise financeirainternacional e possa aproveitar as oportunidades que estão seabrindo no mercado. Então, esse replanejamento estásendo importante, não só para garantir a robustez dosprojetos, mas também para motivar novas empresas a aderiremaos projetos”, disse Limp.

Eleparticipou, no Rio Info 2009, do 2º Encontro Regional deExportação de Serviços – Setores de Software eTecnologia da Informação, aberto hoje (9) peloSindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio deJaneiro (Seprorj).

Oapoio da Apex-Brasil às exportações brasileirasde serviços de software (programas de computador) e TIé viabilizado por meio de três convênios comentidades do setor que dão a infraestrutura técnico-financeiranecessária para a execução dos projetos. O totalaportado este ano alcançou cerca de R$ 25 milhões,englobando recursos da Apex e contrapartida das empresas.

Para2010, André Limp acredita que o valor poderá permanecerno mesmo patamar ou ser ampliado, caso haja adesão de mais deempresas. “A gente só vai ter uma visão mais clara nofinal de outubro”, afirmou. Hoje, os três projetos no setorde informática e TI apoiados pela Apex-Brasil reúnem250 empresas. “A ideia é que esse número aumente para2010”.

ORio Info prossegue até o próximo dia 11. Amanhã(10), durante o Fórum de Negócios, serãodebatidas as oportunidades para as empresas de TI no mercado mundialde petróleo e gás.