Gabrielli diz que blog visa a dar transparência às atividades da empresa

09/06/2009 - 6h39

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse que a decisão da estatal de criar um blog em sua página na internet tem o objetivo de avançar na transparência sobre seus dados, que são públicos, e melhor divulgá-los.Gabrielli justificou que a informação é da Petrobras, é ela que a gera, e que com a internet e o blog, criou-se um novo mecanismo de relação entre o leitor e as fontes. “Agora as fontes de geração de informação podem chegar diretamente ao público e estamos avançando ao criar mecanismo em que seremos completamente transparentes. O que nós vamos informar aos jornalistas, também vamos informar ao público na íntegra, enquanto os jornalistas vão editá-la, é evidente. E nós a publicaremos na íntegra”.     A decisão da Petrobras de criar o blog e, desta forma, antecipar as informações que serão publicadas, é criticada no meio jornalístico. A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) divulgou nota manifestando “repúdio pela atitude antiética e esquiva com que a Petrobras vem tratando os questionamentos que lhe são dirigidos pelos jornais brasileiros”.Na avaliação da ANJ, o blog é uma tentativa “canhestra de intimidar jornais e jornalistas”, ao divulgar, por meio da assessoria de imprensa, as perguntas feitas pelos jornalistas antes mesmo de publicadas as matérias às quais se referem, “numa inaceitável quebra da confidencialidade que deve orientar a relação entre jornalistas e suas fontes”.Em nota, a Petrobras afirma entender que “não houve quebra de confidencialidade ou ilegalidade na publicação das perguntas e respostas enviadas aos jornalistas no blog lançado recentemente”. Para a empresa, “a relação entre a Petrobras e os veículos de comunicação que a interpelam é essencialmente pública. Nesse contexto, não há espaço para informação sigilosa, como o verbo vazar utilizado por alguns veículos. Tanto as respostas da Petrobras são públicas quanto as perguntas dos repórteres também o são, ou deveriam ser”, diz a nota. Na avaliação da estatal, a Petrobras “tem liberdade para publicar a íntegra das respostas que fornece aos veículos de comunicação porque é fonte e detentora dos dados disponibilizados”. A empresa diz ainda, na nota, que, no campo jurídico, especialistas consultados reafirmam a legalidade da decisão. “Cabe-nos, entretanto, ressaltar que a medida não tem como objetivo prejudicar o trabalho dos jornalistas”. Ainda na avaliação da Petrobras, a iniciativa de criar o blog Fatos e Dados é “um marco na construção de novas pontes de comunicação com os públicos de relacionamento da companhia, em uma nova era de circulação de informação digital em tempo real”.