Polícias do Brasil e da Bolívia assinam acordo de cooperação no combate ao crime organizado

18/02/2009 - 21h09

Da Agência Brasil

Brasília - A Polícia Federal (PF) assinou hoje (18) um acordo com a Polícia Nacional da Bolívia (PNB) para fortalecer o combate ao crime organizado. O termo de estratégia de cooperação policial é válido por um ano e estabelece metas e prazos para as ações nos dois países.O documento concretiza a aliança entre os países em ações contra crimes como, lavagem de dinheiro  e tráfico de drogas e armas. As polícias irão trocar informações de inteligência, apoio logístico em operações e capacitação de policiais.Conforme o acordo, a polícia boliviana poderá freqüentar os cursos na Academia Nacional de Polícia. Em contrapartida, os policiais brasileiros vão frequentar o curso Garras de Valor, um treinamento de combate na selva da Bolívia.

Estão previstas ainda visitas técnicas e troca de dados sobre a legislação penal e processual penal relativas ao crime organizado.


O documento prevê também a realização de um estudo para a análise da possibilidade de policias federais brasileiros poderem atuar como oficiais de ligação nos dois países,  em ação conjunta com a Força Especial de Luta contra o Narcotráfico.


Segundo a PF, a Bolívia se comprometeu a realizar operações de combate ao tráfico de maconha e ao excedente de plantas de coca em seu território, contando com o apoio dos brasileiros.


O acordo é resultado da reunião entre os ministros da Justiça dos dois países realizada em novembro de 2008 na cidade de Porto Alegre (RS).