Lula destaca política de integração com América Latina em congresso de estudantes socialistas

16/06/2006 - 21h17

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao participar do 13º Congresso da União da Juventude Socialista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que uma das prioridades do atual governo tem sido consolidar a hegemonia dos países da América Latina. Lula destacou que, nesse sentido, muito já foi feito, mas reconheceu que ainda há muito por fazer.

"Queremos manter uma política de interação, manter negócio com todos os países. Nós queremos dizer a todos que somos brasileiros, gostamos de respeitar os outros e queremos ser respeitados", afirmou presidente, que também falou sobre o combate à fome. "Eu sei que derrotar a fome não será em um passe de mágica. Tem o tempo de plantar, adubar, amadurecer e colher."

No campo da educação, Lula citou o que considera um dos avanços da atual gestão: a consolidação do Programa Universidade para Todos. Na área energética, ele chamou a atenção para a auto-suficiência na produção de petróleo como fator determinante para o desenvolvimento do país.

No setor tecnológico, o presidente disse que a TV Digital vai colocar o Brasil em um novo patamar. "Nós teremos aqui uma fábrica de semicondutores para colocar o Brasil na era da microeletrônica, pois é isso que vai dar valor agregado a esse país. Essa será a revolução."

De acordo com Lula, para o país se consolidar, será necessária a participação de todos, principalmente dos estudantes. A União da Juventude Socialista reúne cerca de 100 mil jovens em todo o país. O congresso da entidade começou ontem (15) e termina no domingo (18). As atividades principais serão na Universidade de Brasília (UnB).