Advogados de ex-diretor de Furnas negam autenticidade de lista

16/06/2006 - 21h05

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os advogados do ex-diretor de Furnas, Dimas Toledo, voltaram a negar hoje (16) que a assinatura na chamada "lista de Furnas" seja mesmo dele. Em nota, o advogado Rogério Marcolini diz que o documento "atribuído ao Dr. Dimas Toledo" trata-se de um "documento feito ao depois com a reprodução da assinatura de Dimas Toledo".

A nota é uma resposta ao resultado da perícia do Instituto Nacional de Criminalística (INC), divulgado hoje pela Polícia Federal (PF). A perícia atesta a autenticidade da assinatura de Toledo e do documento que, segundo os peritos, não é uma montagem. A polícia não confirma a veracidade do conteúdo, mas adianta que já está investigando o caso.

A lista traz o nome de 156 políticos de 12 partidos que teriam recebido doação ilegal, por meio de caixa 2 da estatal Furnas Centrais Elétricas para campanhas eleitorais de 2002. A maioria dos parlamentares citados era da base governista do então presidente Fernando Henrique Cardoso e do então candidato a governador paulista Geraldo Alckmin, hoje candidato à presidência da República.

Em novembro de 2005, em depoimento, o lobista Newton Monteiro entregou a lista à polícia federal. Em fevereiro deste ano, a lista voltou a ser notícia quando o ex-deputado Roberto Jefferson, ao prestar depoimento na PF, afirmou que "no que toca a mim, é verdadeira" e que havia recebido R$ 75 mil das mãos do ex-diretor de Furnas. "O Dimas me entregou R$ 75 mil para a campanha", disse Jefferson, ao deixar a sede da polícia.

Na ocasião, a polícia afirmou ter em mãos apenas uma cópia da lista, mas disse que o documento original já estava sendo procurado. A defesa de Dimas Toledo alega que o suposto documento original é diferente da cópia entregue anteriormente.

Confira a íntegra da nota divulgada pelos advogados do ex-diretor de Furnas e assinada pelo advogado Rogério Marcolini:

"O documento agora apresentado por Nilton Monteiro é diferente da cópia por ele apresentada anteriormente. Trata-se, portanto, de outro documento. O curioso é que neste novo documento cuida-se de, habilidosamente, corrigir todos os defeitos apontados no laudo anterior. Embora eu ainda não tenha tido tempo de fazer um exame mais detalhado do novo documento ou submetê-lo à perícia pelos mesmos técnicos indicados pela defesa para exame do documento anterior, tudo leva a crer trate-se de documento feito ao depois com a reprodução da assinatura de Dimas Toledo. Não é demais lembrar que os peritos que examinaram o documento anterior já apontavam a existência de um falsário com habilidade na reprodução de assinatura."