Lula autoriza uso das Forças Armadas na segurança em Minas Gerais

04/06/2004 - 23h40

Brasília- O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva atendeu pedido do Governador Aécio Neves e determinou a participação,imediata, dos órgãos operacionais das Forças Armadas para a garantia da segurança em Minas Gerais. O fato foi comunicado em nota à imprensa agora há pouco.

É o seguinte o teor da nota oficial divulgada pela Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República:

NOTA À IMPRENSA

Emprego de tropas federais na capital de Minas Gerais

Em resposta à solicitação, formulada em 4 de junho de 2004, pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Senhor Aécio Neves da Cunha, o Senhor Presidente da República instruiu o Ministério da Defesa a ativar, de imediato, os órgãos operacionais das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem em Minas Gerais, em virtude da paralisação parcial das forças policiais em Belo Horizonte.

Esta iniciativa, com o objetivo de preservar a segurança da população, foi tomada pelo Senhor Presidente da República com fundamento no Art. 142 da Constituição Federal e tendo em vista o disposto no Art. 15, parágrafo 2º, da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, e alínea "p" do inciso VII do Art. 27 da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003.

As Forças Armadas deverão ser empregadas pelo prazo necessário para a superação da atual situação daquela Unidade da Federação.

Brasília, 4 de junho de 2004
Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República