Operação Vampiro é destaque no pronunciamento de Thomaz Bastos

04/06/2004 - 20h31

Brasília, 4/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Operação Vampiro foi destaque no pronunciamento feito agora à noite pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, em cadeia nacional de rádio e TV. Segundo o ministro, a ação começou no ano passado após processo de investigação administrativa determinada pelo ministro da Saúde, Humberto Costa. Thomaz Bastos contou que diante de alguns indícios, o ministro da Saúde enviou para ele um ofício sigiloso solicitando uma rigorosa investigação, pois suspeitava que um grande e antigo esquema de corrupção estava "entranhado" em seu ministério.

Thomaz Bastos disse que imediatamente acionou a Polícia Federal, que por vários meses, sob o mais completo sigilo, procedeu uma investigação de processos licitatórios do Ministério da Saúde. "Foi identificada uma rede de corrupção ali instalada há mais de 10 anos e que vinha passando de governo para governo", ressaltou.

Segundo o ministro, uma "verdadeira máfia" agia dentro do ministério. "Até um auxiliar graduado, recém nomeado pelo próprio ministro Humberto Costa, já tinha sido atraído pela quadrilha e já começava a fazer parte do esquema", disse.

Thomaz Bastos contou que assim que o presidente Lula soube do caso, reiterou a determinação de que os fatos fossem apurados até o fim. Afirmou que o ministro Humberto Costa imediatamente tomou providências administrativas do mais alto rigor. "Nada menos do que 25 funcionários do Ministério da Saúde já foram afastados, 17 pessoas foram detidas para interrogatório e dois representantes de laboratórios encontram-se presos", disse.

O ministro da Justiça acredita que livre desse esquema, certamente o Ministério da Saúde poderá desempenhar as suas atividades de forma melhor e mais eficiente. O ministro disse que a forma como esta operação foi feita é um exemplo a ser seguido e prova que é possível combater de forma eficiente a corrupção no Brasil. "Desde que as autoridades competentes se disponham verdadeiramente a apurar e a punir quem quer que seja", acrescentou.