Avião da Força Aérea vai resgatar brasileiros no Haiti

27/02/2004 - 9h47

Milena Galdino
Repórter da Agencia Brasil

Os vinte e oito brasileiros residentes no Haiti serão retirados em breve da ilha, que vive intensos conflitos civis desde o início de fevereiro. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com fuzileiros navais e diplomatas está sendo preparada para evacuar cidadãos nacionais que desejarem deixar o país antes de o grupo armado de oposição ao governo de Jean-Bertrand Aristide chegar à capital, Porto Príncipe, para exigir a renúncia do presidente.

Uma nota divulgada na noite desta quinta-feira pelo Ministério das Relações Exteriores informa que outros sul-americanos poderão usar o avião para escapar do conflito. A autorização para que a FAB retire os brasileiros do Haiti foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de ele embarcar para a Venezuela. Lula também autorizou o reforço da segurança da embaixada brasileira em Porto Príncipe e a proteção dos seus funcionários pelo período que se fizer necessário.

O avião destacado pela Força Aérea deverá levar ao Haiti itens de primeira necessidade – água potável, combustível e alimentos não-perecíveis – a serem usados pela embaixada e pelos brasileiros que lá estão, a maioria freiras que, engajadas em programas de assistência social da Igreja Católica, vivem no país há pelo menos cinco anos.

Esta é a segunda vez que o presidente Lula autoriza a retirada de civis em áreas de conflito. No ano passado, durante a crise do gás natural da Bolívia, a Força Aérea também resgatou os brasileiros que estavam ilhados no país devido ao fechamento dos aeroportos.