Tribunal internacional simulado julga FHC e Almir Gabriel por crimes de latifúndio no Pará

26/10/2003 - 9h09

Brasília, 26/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - Serão realizadas em Belém, de amanhã (27) até a próxima quinta-feira (30), sessões do Tribunal Internacional dos Crimes de Latifúndio do Pará. Durante o trabalho, pretende-se julgar, extra-oficialmente, assassinatos decorrentes de conflitos agrários ocorridos entre 1995 e 2002, que resultaram na morte de 113 trabalhadores rurais.

O movimento quer responsabilizar o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do ex-governador do Pará, Almir Gabriel, pelas mortes no campo, contabilizadas durante os seus respectivos mandatos.

Participarão do ato personalidades nacionais e internacionais e ativistas que atuam na área da defesa dos direitos humanos. Entre os participantes estarão o ex-ministro da justiça, José Carlos Dias e o jurista Hélio Bicudo, presidente da Fundação Interamericana de Direitos Humanos.

O tribunal é considerado como uma ferramenta de pressão contra as autoridades mundiais nos casos de omissão em relação às mortes na luta pela posse da terra, visto que, em 30 anos, houve apenas sete condenações.