Crédito recorde para agricultura familiar é conquista dos movimentos sociais, diz Lula

24/06/2003 - 22h34

Brasília, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Uma solenidade original, com a participação simultânea de agricultores de várias partes do País, marcou hoje (24) o lançamento do Plano Safra para Agricultura Familiar 2003-2004 no Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouviu o depoimento de produtores dos municípios de Sananduva (RS), Petrolina (PE) e Ouro Preto do Oeste (RO). Os agricultores puderam acompanhar, ao vivo, a apresentação feita pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e o pronunciamento do presidente sobre o Plano e experiência dos produtores.

Segundo Lula, o crédito recorde de R$ 5,4 bilhões anunciado para o setor foi uma conquista dos movimentos sociais diante das dificuldades herdadas pelo atual governo. O desafio agora, afirmou, é garantir a contratação dos recursos, que serão liberados a partir da primeira quinzena de julho para agilizar a produção. "Para muitos agricultores passava o tempo do plantio e ainda não tinham o dinheiro na mão", lembrou o presidente.

Outra importante novidade do Plano, o Cartão Pronaf, facilitará a vida do produtor, que agora fica livre da burocracia dos formulários quando precisar renovar seu crédito. O Cartão Pronaf é uma iniciativa que simplificará a vida do agricultor familiar. Agora será possível obter financiamentos nos bancos de maneira rápida e simples. Quem aplicar corretamente o crédito e quitá-lo até o vencimento terá o financiamento renovado automaticamente por um período de até seis anos.

O agricultor familiar não terá custos com o cartão. Na solenidade no Palácio do Planalto, cinco agricultores receberam os primeiros cartões do programa. "Esse cartão inaugura uma nova relação. Nós definitivamente superamos o processo de anualmente reproduzir toda essa burocracia, simplificamos numa linha de crédito rotativo, que é muito importante e positivo", avaliou o ministro Rossetto.

O presidente destacou ainda a atenção especial dada às mulheres e à juventude, que ganharam linhas específicas dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Por meio do Pronaf Mulher e do Pronaf Jovem, os novos públicos do programa poderão conseguir créditos 50% superior aos dos financiamentos dos grupos C e D. Lula disse ainda que, ao se falar de agricultura familiar, é preciso pensar na ocupação soberana do território nacional, na manutenção das pessoas na terra natal, na geração de trabalho, na melhoria da qualidade dos alimentos e na preservação ambiental.