Porto Alegre, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, propôs hoje, parcerias para rever a situação dos remanescentes de Quilombos do Rio Grande Sul. Ela disse que a parceria entre as delegacias regionais de Trabalho é fundamental para tentar corrigir injustiças históricas como as que foram feitas em relação as comunidades remanescentes de Quilombos.
No país existem cerca de cinco mil dessas comunidades, cem delas no Rio Grande do Sul. A ministra se reuniu em Porto Alegre com representantes das comunidades e a delegada Regional do Trabalho, Neuza Azevedo, para discutir as prioridades do grupo e desenvolver ações para a inclusão dos descendentes gaúchos no mercado de trabalho.
Matilde Ribeiro explicou que o principal papel de sua Secretaria é coordenar constantemente as políticas do governo para promoção da igualdade racial. Ela garantiu que sua primeira tarefa é manter um diálogo constante; a segunda, elaborar projetos e parcerias; e a terceira, monitorar estes projetos. A ministra destacou que se conseguir cumprir essas três tarefas ao final de quatro anos, o governo terá resultados diferenciados e inclusivos para a população negra do país.