Consumo moderado de café é benéfico à saúde, comprovam estudos

10/05/2003 - 17h01

Brasília, 10/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - Mostrar os beneficios do café para a saúde humana e derrubar antigos preconceitos em torno da bebida é o foco de três das nove palestras que serão apresentadas no Workshop Internacional de Café e Saúde. O evento realiza-se na próxima segunda-feira, no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, em Porto Seguro (BA).

Pesquisas científicas realizadas no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão apontam que o consumo moderado de café - três ou quatro xícaras diárias ou até 500 mg/dia - estimula o bom humor e previne males como depressão e suas conseqüências, tabagismo, alcolismo, consumo de drogas e suicídios, enfarto do miorcárdio, câncer do cólon, problemas respiratórios, e ainda doenças degenerativas como Mal de Parkinson.

Além disso, os estudos revelam que o café age beneficamente sobre o sistema nervoso, favorecendo a concentração e a memória, estimulando as faculdades intelectuais e o aprendizado. Participam dos debates o cardiologista Mário Maranhão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o médico Darcy Lima, coordenador de pesquisas médicas do Núcleo Café e Saúde e o pesquisador Luiz Trugo, coordenador de pesquisas do laboratório Nucleo Café e Saúde.

O evento realiza-se paralelamente ao 3º Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que começa amanhã e vai até quarta-feira (14), em Porto Seguro (BA).