Grupo Pão de Açúcar vai promover campanha para doação de alimentos ao Fome Zero

25/03/2003 - 14h51

Brasília, 25/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Grupo Pão de Açúcar é o mais novo parceiro do governo Federal na luta contra a fome no País. Após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, esta manhã, diretores do grupo anunciaram um conjunto de sete ações que serão desenvolvidas pelo Pão de Açúcar como forma de contribuição ao Programa Fome zero.

Serão promovidas campanhas para estimular a doação de alimentos nas 500 lojas do grupo, espalhados pelos 12 estados brasileiros. Os alimentos arrecadados serão distribuídos a 1500 Organizações Não Governamentais que desenvolvem trabalhos sociais. Os clientes poderão fazer também doações em dinheiro, diretamente para a conta do Fome Zero, nos caixas das lojas, que desde o ano passado funcionam como correspondentes bancários do Banco do Brasil.

Uma outra campanha vai envolver os 60 mil funcionários do Grupo Pão de Açúcar que serão convidados a doar R$ 0,50 por mês para o Fome Zero. O dinheiro será descontado diretamente na folha de pagamento dos funcionários que aderirem ao programa. Além disso, foram contratados 600 novos funcionários, no Programa do Primeiro Emprego, que irão trabalhar como agentes do Fome Zero e supervisionarão os postos de arrecadação montados nas lojas.

Os hipermercados vão contar com estandes de troca de embalagem pet e de latas de alumínios por cupons com pontos, que poderão ser trocados por arroz ou feijão. O número de embalagens de pet ou de latas necessário para o obtenção de um 1 kg de alimento ainda não foi definido.

Uma outra ação envolve a ampliação de um programa contra o desperdício já desenvolvido pelo Grupo Pão de Açúcar. Alimentos em perfeitas condições de consumo mas que não podem ser comercializados por pequenos defeitos, por exemplo, nas embalagens, são doados a 1200 ONGs em todo o Brasil e este número será ampliado para 1500 ONGs, no total de 250 mil toneladas de alimentos doados por mês. Os empresários disponibilizaram ao Ministério técnicos em logística e cadeia de suprimentos que poderão auxiliar na distribuição das doações arrecadadas aos lugares mais pobres do país.

"É uma oportunidade de nós mais uma vez exercemos nossa responsabilidade social. Há anos o Grupo entende que tem uma função econômica mas que também tem responsabilidade social. Na hora que o governo Lula desenvolve um programa de inclusão social para nós faz todo sentido e se torna necessária a adesão ao programa", disse o diretor de Marketing Corporativo do Pão de Açúcar, Eduardo Romero.

O assessor especial da presidência Oded Grajew, que também participou do encontro, ressaltou a importância da participação da sociedade civil para o sucesso do Programa Fome Zero. "Nós estimulamos as empresas a mostrarem o que estão fazendo para criar referência e criar exemplos, porque nada mais pedagógico do que uma ação concreta. Os outros começam a perguntar: se eles estão fazendo, porque nós também não fazemos", disse Grajew.