Tiranossauro Rex era carniceiro e não predador, sugerem britânicos

12/02/2003 - 15h43

Brasília, 12/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - Cientistas britânicos, da Universidade de Glasgow, concluiram que o Tiranossauro Rex foi, na verdade, um grande carniceiro e não um temido caçador segundo se propagou, principalmente nos filmes hollywoodianos. Segundo os pesquisadores Graeme Ruxton e David Houston, o meio ambiente em que o Tiranossauro vivia fornecia a quantidade suficiente de animais mortos, de modo que a caça era desnecessária.

Para chegar à essa dedução, eles se basearam numa analogia com animais atuais. "Calculamos que um sistema produtivo como o que existe no atual Serengueti, na África, seria capaz de sustentar um comedor de carniça do porte do Tiranossauro Rex", explicaram. Modelos de computador criados pelos estudiosos norte-americanos, John Hutchinson e Mariano Garcia, corroboram a tese de que o grande dinossauro pode não ter sido o predador que se imaginava.

Os modelos simulam determinadas situações e sugerem que o Tiranossauro era muito lento para ser um caçador porque atingiria, na melhor das hipóteses, 40 quilômetros horários. Modelos anteriores estimavam que o animal correria a 72 quilômetros por hora. Apesar da constatação obtida por meio de computador, os norte-americanos não concordam com a conclusão dos britânicos. Para eles, o debate não faz sentido porque todos os carnívoros caçam ou se alimentam de restos, dependendo da conveniência da situação em que se encontram. (Com informações da BBC Brasil.com)