Relator da ONU lembra que 100 mil pessoas morrem de fome por dia no Mundo

27/01/2003 - 9h32

Porto Alegre, 27/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - Diariamente, 100 mil pessoas morrem por causa da fome no mundo. A fome e subnutrição produzem outros números estarrecedores, conforme registrou o relator especial das Organizações das Nações Unidas (ONU), o suíço Jean Ziegler, ao participar, ontem à noite, em Porto Alegre, do 3º Fórum Social Mundial. A própria ONU é quem fornece os dados: de quatro em quatro minutos uma criança perde a vida devido aos efeitos da fome, e, com a mesma peridiocidade, uma pessoa fica cega por falta de vitamina "A".

São 826 milhões de pessoas subnutridas no mundo e, ainda recorrendo a estatísticas elaboradas pelas Nações Unidas, sabe-se que a Terra tem capacidade para produzir alimento, com os modos de produção agrícola atuais, para 12 bilhões de pessoas, o dobro da população mundial.

A relação entre o quadro de fome, guerra e paz - esses dois últimos tópicos tema da conferência da qual Ziegler participou no ginásio Gigantinho - é que há crianças que nascem mutiladas, há mães que dão a luz a natimortos, bebês que morrem antes do parto. E isso, disse o relator da ONU, é produto do descaso das grandes economias, é conseqüência da globalização neoliberal, que não se importa com valores humanos, como a vida. "Para cada criança que morre de fome, há um assassino. Cabe a nós, desmascará-lo e paralisar seu braço de morte. Esse braço que se chama globalização", afirmou.